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Notícias

*Atualização dia 07/10/2020 *

O Centro de Visto Japonês vem através deste post, tentar esclarecer as maiores das dúvidas da melhor forma possível, conforme os questionamentos em forma de Q&A.

Para outras perguntas, pedimos que se possível, entrar em contato pelo e-mail info@jbacbrasil.com.br .

P- Foi aberto a solicitação de visto para o Japão?
R- Sim. Porém não são para todas as categorias existentes.

P- Turismo/Passeio e Visita a Parente pode solicitar o visto?
R- Não, para essas categorias ainda continua a restrição até segunda ordem

P- Quando vai ser liberado para Turismo?
R- Ainda não existe um prazo definido, todo final do mês é anunciado as novas medidas para o mês seguinte.

P- Quais vistos podem também ser feitos hoje sem o COE (Certificado de Elegibilidade)?
R- Somente Cônjuge de Japonês / Filho de Japonês (Nissei) / Negócios (Curta Permanência).

P- Quais vistos precisam de COE (Certificado de Elegibilidade)
R- Todos. (exceto Negócios /Curta Permanência)

P- Além do COE, qual outro critério precisa para solicitar o vistos?
R- Além dos documentos corretos para cada categoria, é necessário a Carta de Compromisso (Residence Track) e Questionário Covid-19 atualizado.

P- Onde consigo essa carta de compromisso e o questionário de Covid-19?
R- No site do Consulado no link abaixo:

Clique aqui

P- O que é a carta de compromisso? Quem deve preencher?
R- A carta de compromisso é um documento que a empresa responsável pelo convite ou pelo solicitante, preenche com todos os dados ,carimba e envia via e-mail (cópia) para o solicitante para a solicitação do visto no Brasil.

Ela é um documento exigido hoje durante a Pandemia, para a solicitação de visto. A mesma não pode ser preenchida pelo solicitante e nem por uma pessoa física no Japão, somente por empresas.

P- Quais vistos precisam da Carta de compromisso?
R- Todos.

Com exceção de (Nissei, Cônjuge de Japonês, Cônjuge e filho de pessoas com a categoria no Japão de (Permanent Residence) e Certificado de Elegibilidade com número 5 ロ・ハ 6イ・ロ・ハ

P- O questionário do Covid-19 deve ser original?
R- Sim, somente original, devidamente preenchido e assinado e sem rasuras.

P- Precisa fazer o exame PCR-Covid?
R- Sim, todos que forem embarcar ao Japão, são obrigados a fazerem o teste de Covid-19 (PCR), até 72 horas antes do embarque.

P- Qual prazo para emissão dos vistos?
R- O prazo mínimo é de 1 semana após a entrega dos documentos junto ao Consulado.

P- O visto pode ser negado mesmo com Certificado de Elegibilidade?
R- Sim, todos os vistos sofrem analise consular e o mesmo pode ser tanto autorizado quanto negado.

*Atualização dia 28/08/2020

O governo Japonês e o Conselho Nacional de Segurança do Japão, mantém a restrição de entrada de pessoas oriundas de 159 países e territórios (incluindo BRASIL). Essas medidas a princípio se estendem até o dia 30 de Setembro de 2020, sendo esse prazo passível de prorrogação.

*Atualização dia 21/08/2020

A partir do dia 5 de Agosto, O Consulado Geral do Japão e o Centro de Visto Japonês, estará realizando a solicitação de novos pedidos de visto para as categorias abaixo:

1. Filho ou cônjuge de japonês

2. Filho ou cônjuge de residente permanente (somente com Certificado de Elegibilidade)

3. Visto de cônjuge ou filho menor de idade que possui o 【certificado de elegibilidade ''Long term resident'' No,5 ou No,6】: quando é chamado pela parte descendente que já reside no Japão. (somente com Certificado de Elegibilidade)

4. Visto de trabalho para categoria “serviço médico” (*21/08/2020)

5.Visto de trabalho para as categorias “instrutor” ou “professor”(*21/08/2020)

A partir do dia 1 de Setembro, as pessoas que forem viajar ao Japão, necessitarão apresentar o exame de “Certificate of Testing for COVID-19” (PCR) , conforme o link consular oficial abaixo:

https://www.sp.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/not_20_08_certificado_exame_coronavirus.html

* AVISO IMPORTANTE 30/03/2020*

Com a aprovação do Conselho de Segurança Nacional e anuência do governo, 73 países e territórios, são agora alvo das medidas de restrição de vistos.

Estas medidas entrarão em vigor a partir das 0h do dia 3 de abril (hora local do Japão), valendo inclusive para estrangeiros que partirem antes desta data mas chegando ao Japão imediatamente após sua implantação.

Neste momento o Brasil também se torna um dos países listados que estão impeço de solicitar vistos, bem como aqueles que tem seus vistos emitidos suspensos, tendo também vetada a sua entrada no país.

Nós do Centro de Visto Japonês em conjunto com Consulado suspendemos automaticamente a recepção de processos de vistos temporariamente, respeitando as normas impostas pela Segurança Nacional Japonesa.

Para maiores informacoes favor acessar o link abaixo:

Site: https://www.sp.br.emb-japan.go.jp/files/100038926.pdf

* AVISO IMPORTANTE 21/03/2020 *

Após a declaração de Situação de Emergência pelo Prefeito Bruno Covas no 17 de março (terça-feira), e a divulgação das Medidas Adicionais de Prevenção pelo Governador João Doria no dia 21 de março (sábado), O Centro de Visto Japonês (JBAC), adotará os procedimentos abaixo a partir do dia 26 de Março (Quinta-Feira). O Centro de Visto Japonês revisará, conforme a necessidade, a manutenção do procedimento de solicitação de pedidos de visto e retirada de passaportes e processos já analisados.

Apesar do avanço do novo vírus, O Centro de Visto Japonês em trabalho conjunto com o Consulado Geral do Japão em São Paulo, criou estas medidas com o intuito de atender ao máximo o público, dentro de suas limitações e das atuais circunstâncias de pandemia causada pelo Corona Vírus (Covid-19). Cientes de que causamos alguns transtornos, solicitamos a compreensão de todos, pois estamos trabalhando dentro dos limites possíveis.

1. Na solicitação Com o objetivo de diminuir o risco de contágio dos solicitantes devido à aglomeração no guichê de atendimento, e atendendo as exigências do ministério da saúde restringiremos os serviços presencialmente.

As solicitações de pedidos de vistos poderão ser realizadas basicamente de 2 maneiras:

Via Sedex (Processos que serão entregues pelo serviço público dos correios, ou empresa privada do mesmo ramo de atividade, tais como (DHL, Pontual Cargas, empresas de transporte de documentos, etc.)

Via Portador no local (Processos que serão entregues por pessoas jurídicas, e ou terceiros na portaria do prédio).

2. Na devolução de passaportes e documentos.

A retirada de documentos e/ou passaportes, segue as mesmas regras da solicitação, porém com agendamento prévio.

*Todas as formas acima citadas, devem ter contato prévio pelo cliente, através dos canais telefônicos e via e-mail, para que possa ser informado todas as orientações (e regras) e os devidos agendamentos.

Telefones para Contato: (11) 3171-3104 / 3174-3636

E-mail: info@jbacbrasil.com.br

No e-mail para agendamento, pedimos mencionar o dia e o horário, mas contamos com acompreensão de todos se não pudermos atender no horário desejado. O agendamento será efetivado com o envio de um e-mail de resposta com um código e confirmação do dia e horário de atendimento.